Binda Advocacia - Especializados em Advocacia Trabalhista para Empregados no Rio de Janeiro e São Paulo

Acompanhe:
Fale Conosco

Adicional de Insalubridade

Conteúdos do Post

A maioria dos trabalhadores tem dúvidas sobre o adicional de insalubridade e como deve ser feito o pagamento desse direito. Também há dúvidas sobre como comprovar o trabalho em local insalubre e qual deve ser o percentual pago pela empresa.

Veja o que é a insalubridade, segundo a legislação trabalhista, como comprovar a existência desse risco e mais informações sobre esse benefício garantido por lei.

O que é o adicional de insalubridade?

O adicional de insalubridade é um acréscimo no salário do trabalhador em decorrência de exposição a agentes nocivos à sua saúde, que podem ser agentes físicos (ruído, valor, radiações, frio, vibrações e umidade), agentes químicos (poeira, gases e vapores, névoas e fumos), agentes biológicos (micro-organismos, vírus e bactérias).

O Ministério do Trabalho determina quais são os agentes insalubres e também os níveis de limite de exposição para cada um deles. Com base nessa lista, é que podemos definir se o empregado tem direito ou não ao adicional de insalubridade.

Quem tem direito?

Tem direito a esse adicional no salário, todos os colaboradores que são expostos a agentes nocivos acima dos limites de tolerância sem que a utilização de Equipamentos de Proteção elimine a insalubridade.

Em primeiro lugar é preciso que o agente nocivo esteja na lista do Ministério do Trabalho. Em segundo lugar, deve ser realizada uma perícia no ambiente de trabalho para confirmar a exposição ao agente acima dos limites de tolerância.

Quando comprovada a exposição acima dos limites de tolerância, a empresa será obrigada a pagar o adicional de insalubridade.

Qual o percentual de pagamento?

Em regra geral, o percentual do adicional de insalubridade é calculado sobre o salário mínimo e varia conforme o grau de risco. A saber:

  • Baixo: 10%
  • Médio: 20%
  • Alto: 40%

Se ao utilizar os Equipamentos de proteção ou outras medidas de proteção o risco for diminuído ou eliminado, a obrigatoriedade do pagamento do adicional de insalubridade também pode ser alterada em nova perícia.

Dúvidas sobre adicional de insalubridade, entre em contato conosco agora mesmo!

Compartilhar no Whatsapp

Conteúdos do Post

Fale conosco