fbpx
exame admissional

Exame Admissional: O que é, Como Fazer, Dicas e Legislação

O exame admissional é um procedimento médico obrigatório realizado por empresas antes da contratação de um novo funcionário. 

Seu objetivo é avaliar se o candidato possui condições de saúde compatíveis com as atividades que irá exercer, garantindo sua segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Conheça os tipos de exame admissional

Conforme o tipo de atividade profissional, cada área pode requerer diferentes tipos de exames segundo as demandas diárias exigidas por cada ocupação. 

Por exemplo, para um motorista profissional, é importante que não tenha alterações cardíacas ou tonturas para evitar acidentes, logo, exames como eletrocardiograma, eletroencefalograma, é exigido também exame toxicológicos, entre outros, podem ser necessários. 

Anamnese médica: 

Primeira etapa do exame admissional, consiste em uma entrevista com o médico do trabalho para coletar informações sobre o histórico de saúde do candidato, incluindo doenças pré-existentes, uso de medicamentos, cirurgias anteriores, entre outros.

Trata de um exame  subjetivo que visa analisar os sintomas apresentados pelo paciente. As formas de aplicação dessa técnica que, basicamente, se resumem em:

  • Interrogatório cruzado: quando as perguntas são realizadas pelo médico  direcionadamente. O candidato é perguntado sobre seus histórico e estado de saúde atual,   respondendo de forma mais clara.
  • Método de escuta: durante a entrevista o candidato tem a liberdade de citar como achar melhor as suas queixas. Nesse momento há  liberdade para expor possíveis queixas  que o profissional não tenha mencionado.

Avaliação Física e Psicológica: 

exame admissional online

Realizada por profissionais especializados, visa avaliar as condições físicas e mentais do candidato para desempenhar as funções do cargo pretendido. 

Essa avaliação é essencial para aferir se o candidato está apto para exercer suas funções, garantido que  colocará  sua integridade física e as de outrem em risco.

Exames Complementares: 

Após os exames de Anamnese, físico e psicológico, é realizado outros exames que o profissional de saúde julgar necessário, como, por exemplo, exames de imagem, de sangue, urina, raio-x, audiometria (para avaliar a audição), espirometria (para avaliar a função pulmonar), radiografias e testes específicos para determinadas ocupações.

Entenda porque o exame admissional é importante para o trabalhador

O exame admissional é importante para o trabalhador porque garante que ele esteja apto a desempenhar suas funções de forma segura.  

A empresa contratante tem todas as informações sobre seu estado físico e psicológico, estando também apta a cumprir com sua obrigação legal de zelar pela saúde de seus funcionários. 

E assim adotar medidas para  evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Além disso, o exame também pode identificar condições de saúde que necessitam de acompanhamento médico, contribuindo para a qualidade de vida do trabalhador.

Saiba quais são os exames ASO obrigatórios

cooperado precisa fazer exame admissional

A Avaliação de Saúde Ocupacional (ASO) é um procedimento médico obrigatório na área de saúde ocupacional. O objetivo é ver se os trabalhadores que estão sendo contratados estão em condições de lidar com as tarefas de forma segura.

É muito requisitado pelas empresas na hora de  finalizar um processo de admissão, mas gera algumas dúvidas a respeito de como todo o processo funciona.

Exames periódicos: 

Exames que são realizados periodicamente conforme a função e a exposição aos riscos do trabalhador, visando monitorar a sua saúde e prevenir doenças ocupacionais. Normalmente, é feito a cada dois anos, mas pode variar dependendo do caso.

Para a segurança da empresa e dos trabalhadores é essencial monitorar a saúde física e mental do colaborador ao longo do tempo. Em determinadas circunstâncias, é possível requisitar que os funcionários sejam examinados em períodos menores. Esses casos são:

  • Tenham menos 18 anos ou estejam acima dos 45 anos;
  • Sejam portadores de doenças crônicas que possam ser agravadas pelo ambiente de trabalho;
  • Realizem suas atividades em ambientes reconhecidos pela ocorrência de patologias ocupacionais.

Alguns dos exames que podem ser realizados durante o ASO periódico são:

  • Espirometria: avaliação da capacidade respiratória;
  • Audiometria: teste auditivo para profissionais expostos a ambientes com alto nível de ruído;
  • Exames de imagens como Raio-x de tórax: avaliação da saúde pulmonar;
  • Eletrocardiograma: avaliação cardíaca.

Ressaltamos que esses exames podem variar conforme as condições físicas do trabalhador, a função para qual está sendo contratado e da análise do médico.

Essa prática auxilia no acompanhamento da saúde dos funcionários, identificando possíveis problemas no ambiente de trabalho e tomando medidas preventivas para preservar a saúde ocupacional.

Exames de mudança de função: 

Realizados quando o trabalhador muda de função na empresa, para avaliar se está apto a exercer as novas atividades. Esse procedimento é importante principalmente quando, na nova função, o trabalhador estiver exposto a riscos ocupacionais,  neste caso um no ASO deve ser emitido.

É crucial assegurar que o funcionário esteja apto a desempenhar suas atividades de maneira segura e saudável. Além disso, algumas atividades possuem riscos de periculosidade e insalubridade, devendo o empregado estar atento para fazer as alterações  salariais e para fornecimento de EPI (Equipamento de proteção individual) adequados à nova função.

O exame de recolocação de funcionários é uma medida preventiva cujo objetivo é proteger a saúde do funcionário, adequando as medidas de segurança e saúde ocupacional conforme as exigências da nova posição na organização.

Exame de retorno ao trabalho: 

Realizado após afastamento do trabalhador por motivo de saúde, para avaliar se está apto a retornar às suas atividades.

O exame de reintegração de trabalho é uma exigência para os colaboradores que se afastarem de suas atividades por um período de afastamento superior a 30 dias. Porém,  aplica-se somente a situações como afastamento por motivos de saúde, inclusive em casos de gestação. 

Exame demissional: 

Quais são os exames feitos no exame admissional

Realizado quando o trabalhador é desligado da empresa, para avaliar se há alguma alteração em sua saúde relacionada ao trabalho. 

É de suma importância assegurar que a saúde do funcionário não foi prejudicada pelo período em que trabalhou na empresa.  Pois isso, serve de proteção para empresa e para os trabalhadores.

Assim, da mesma forma que o exame admissional, o trabalhador  passa por uma série de exames gerais para avaliar a sua saúde como um todo.

Conclusão

Em suma, o exame admissional é um procedimento essencial para garantir a saúde e a segurança do trabalhador no ambiente de trabalho. 

Por meio dele, é possível identificar possíveis problemas de saúde que podem ser agravados pelas atividades laborais, além de orientar sobre medidas preventivas e de cuidado com a saúde. 

O escritório Binda Advocacia atua na defesa dos direitos do trabalhador com transparência, e seriedade. Se você está a procura de proteger seus direitos trabalhistas, conte com nossa equipe de especialistas, entre em contato e marque uma consulta. 

 

Compartilhar no Whatsapp

Sobre o autor

Thiago Binda

Graduado em Direito pela PUC-Rio. Pós graduado em Direito e Processo do Trabalho pela PUC-Rio. Pós graduado em Direito Previdenciário pela Universidade Candido Mendes.